Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Infecção urinária em cães – Quais os sintomas e tratamento




Normalmente a infecção urinária em cães se agrava muito, antes que o animal seja encaminhado a um veterinário porque a maioria dos tutores não conhecem os sintomas, que pode se confundir com mau comportamento do animal.

É isso mesmo. Comportamentos como urinar em locais impróprios ou lamber excessivamente a região genital são sinais de infecção urinária em cães.
Quando os cães apresentam esses comportamento, os tutores não imaginam que possa ser sinais de infecção urinária.

Causas da infecção urinária em cães
A infecção urinária em cães ou infecção do trato urinário canino é uma doença que atinge o sistema urinário do animal, incluindo rins, bexiga e uretra. Ela pode ter várias causas.
A infecção do trato urinário canino pode se desenvolver, por exemplo, quando bactérias entram no sistema urinário em ambientes sujos ou se houver cruza com animal desconhecido.
Tumores também podem causar a infecção através da uretra, que é a porta de entrada do sistema. Isso pode acontecer se o animal viver urinária em cães.
Outra causa da infecção urinária em cães é o acumulo de resíduos no corpo. O sistema urinário age como um filtro, retendo resíduos, que são eliminando através da urina. Para isso ocorrer normalmente, é necessário a ingestão de água em quantidade suficiente.
Se o animal bebe pouca água, também não irá urinar em quantidade que consiga eliminar todos os resíduos. Quando isso acontece, esses resíduos vão se acumulando nos canais urinários, formando os cálculos renais, que também pode causar a infecção.
A doença pode ocorrer em qualquer cachorro, no entanto é mais comum em cadelas, isso ocorre porque as fêmeas tem a uretra mais curta que os machos, facilitando a entrada de bactérias.
Normalmente a infecção se agrava muito, antes que o animal seja encaminhado a um veterinário.
Isso ocorre porque a maioria dos tutores não conhecem os sintomas, e como citamos no início, acabam confundindo com mau comportamento do animal.
Animais com doenças crônicas, baixa imunidade, que cruzam indiscriminadamente ou aqueles que vivem em ambientes sujos; podem ser mais propensos ao desenvolvimento da doença.

Sinais de infecção urinária em cães
Um dos sinais mais comum de infecção urinária em cães é a dificuldades em urinar, muitas vezes eles podem se esforçar para urinar e isso pode ser muito doloroso.
Outro sinal marcante é o cachorro urinando sangue.
Cães que normalmente são educados na hora de fazer suas necessidades, mudam de comportamento e começam a fazer xixi em locais improváveis, em grande ou pouca quantidade.
Leve seu cão ao veterinário se você observar os seguintes sinais:
Urina mais frequente que o normal
Sangue na urina
Febre moderada
Depressão
Perda de apetite
Choramingar enquanto urina
Esforço para urinar
Lamber frequente e obsessivamente a região genital
Urina em grande ou pequena quantidade

Diagnóstico da infecção urinária em cães
Para obter um diagnóstico, o veterinário precisará de uma amostra de urina para analisar a presença de glóbulos brancos, que sinalizam infecção.
A análise de urina é um começo. Mas a cultura de urina é que poderá confirmar se há uma infecção, e identificar as bactérias que a causam.
Sem uma cultura, o veterinário não poderá saber exatamente qual antibiótico prescrever ou mesmo se é necessário.
Normalmente um antibiótico só é prescrito quando é absolutamente necessário. Esse cuidado é devido ao risco de desenvolver bactérias resistentes aos antibióticos. Isso ocorre quando os mesmo são administrados sem necessidade e sem conhecimento do tipo de bactéria.

Tratamento e Prevenção da infecção urinária em cães
Uma vez diagnosticada, o tratamento é realizado com antibiótico específico. Isso só é feito após a identificação da bactéria. 


Jamais administre antibiótico para infecção urinária em cães sem a indicação de um médico veterinário. 


Muitas pessoas buscam por opção de tratamento ou remédios caseiros para a infecção urinária. Não existe nenhuma opção de tratamento caseiro que possa curar a doença. 


O que pode ser feito em casa, a título de prevenir ou ajudar no tratamento é estimular seu cachorro a beber mais água. Se não conseguir fazer isso espontaneamente, pode-se usar uma seringa e ir oferecendo água aos poucos. 


Somente um médico veterinário está apto a diagnosticar e prescrever um tratamento adequado para seu cão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário