Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Ronronar dos gatos promove regeneração de ossos e tecidos


O motivo mais incrível que já foi descoberto, é que o ronronar dos gatos, emitido em determinada frequência tem a capacidade de estimular a regeneração óssea e de tecidos.


O ronronar dos gatos não significa só que eles estão felizes
A maioria das pessoas acreditam que os gatos ronronam só quanto estão felizes ou relaxados. Na realidade ninguém pode afirmar por que os gatos ronronam. Mas já se sabe que os motivos que levam os gatos a ronronarem podem ser vários. Além do ronronar dos gatos demonstrar felicidade ou relaxamento,  também podem expressar medo, dor, estresse ou fome. O motivo mais incrível que já foi descoberto, é que o ronronar dos gatos, emitido em determinada frequência tem a capacidade de estimular a regeneração óssea e de tecidos.
O som do ronronar é produzido através da laringe e dos músculos do diafragma, durante a inspiração e expiração. Ainda não se sabe exatamente como essas contrações são geradas e controladas pelo sistema nervoso do animal.
O ronronar é um tipo de vocalização usada pela famílias Felidae. Já se sabe que o guepardo e o puma também ronronam.  Tudo indica que o ronronar seja simplesmente um auto-calmante, comparado ao choro ou riso dos seres humanos.

O mais incrível é o ronronar dos gatos promover a autocura
Estudiosos do comportamento dos gatos, observaram situações onde vários gatos se deitam ao lado de um gato que está ferido e ficam ronronando (comportamento denominado “terapia de ronrom”). Nessa situação, a suposição é de que o ronronar não somente procura acalmar o gato ferido, mas também promover uma cura.
O ronronar dos gatos tem uma frequência de cerca de 26 Hertz, em um intervalo que promove a regeneração de tecidos. Isso tem base quando comparado a exercícios de alto impacto que promovem a saúde óssea pelo mesmo motivo, pois os ossos respondem à pressão, fortalecendo-se.
Já foram observaram situações onde um gato se deita ao lado de outro ferido e fica ronronando, provavelmente para acalmar e promover cura

Os gatos são exímios caçadores, mas no ambiente natural, eles não vão atrás da caça, esperam que a caça venha até eles. Assim sendo, não raro, em diversas situações, provavelmente tenham que esperar muito tempo. Por isso, enquanto deitados, aguardando a caça, deduz-se que usem o ronrom para estimular os ossos, para evitar que se tornem fracos ou frágeis.
É comprovado que as vibrações emitidas em determinadas frequências podem promover a regeneração e estimulação dos ossos. Baseado nisso, alguns dispositivos de vibração já foram patenteados para serem usados em terapias. Alguns pesquisadores já apresentaram cintas de placas vibratórias para serem usadas nos pés dos astronautas durante longos vôos espaciais para manter a densidade óssea.
Enquanto nós humanos ainda estamos engatinhando e tentando entender os benefícios que as vibrações semelhantes ao ronronar dos gatos podem nós trazer, esses bichinhos já se beneficiam naturalmente.
Realmente, os gatos são animais mágicos, maravilhosos e até certo ponto misteriosos. Por isso estão sendo cada dia mais amados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário