Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

segunda-feira, 5 de março de 2018

Gato autista – É possível um gato apresentar sinais de autismo?


Algumas das principais características apresentadas pela pessoa autista são deficiência na interação social e interesses restritos, fixos e intensos.
Esses sinais mais marcantes apresentados por pessoas autistas podem ocorrer em alguns gatos. A questão é, será que podemos identificar essas características em felinos como sendo um sinal de que ele é um gato autista?
Em primeiro lugar, temos que ter em mente que gatos são bem diferentes das pessoas.
Um dos maiores erros que as pessoas cometem é querer interpretar o comportamento dos gatos comparando com as características humana.
Gatos não são humanos, por mais que às vezes seus comportamentos nos leve a pensar assim.

Por que algumas pessoas consideram um gato autista?
Baseados nessa confusão na interpretação de comportamento, as pessoas simplesmente ligam uma característica felina com uma humana.
Por exemplo, quando um gato apresenta comportamento antissocial, vivendo de forma mais restrita, as pessoas tendem a pensar que seja um comportamento de um gato autista.
O comportamento antissocial em uma pessoa autista, não significa que ela não gosta de pessoas, mas possuem formas próprias de interação.
No caso dos gatos, alguns são bem relutantes em interagir com as pessoas e outros animais; e gostam de viver mais isolados. Mas esse comportamento isolado não significa que ele seja um gato autista.
Continue lendo para entender porque esses comportamentos em gatos não podem ser confundidos com sinais de autismo.

Comportamento antissocial

Muitos gatos apresentam um comportamento antissocial. Alguns simplesmente não gostam de interagir com pessoas ou outros animais, e preferem ficar afastados.

Isso pode acontecer porque eles são extremamente independentes ou apenas por uma questão de temperamento.
O comportamento antissocial em felinos não pode ser relacionado com um sinal de um gato autista.
Isso deve ser uma preocupação se significar uma mudança de comportamento. Se ele sempre foi um gato social e de repente mudou e passou a se esconder., nesse caso, é necessário uma consulta veterinária. A mudança de comportamento pode ser sinal de muitas doenças, algumas graves, inclusive.

Interesse restrito, fixo e intenso

Um fato bem conhecido é que gatos são extremamente curiosos e algumas vezes se concentram em determinados brinquedos ou objeto. Mas não interprete isso como interesse restrito, fixo e intenso apresentado nas características do autismo.

Se o seu gatinho demostra muito interesse por um brinquedo ou objeto, isso só significa que ele tem um favorito, que acha mais atraente. Nada que identifique um comportamento com intensidade de foco.

Ele simplesmente considera aquele determinado brinquedo ou objeto como sendo mais interessante, e aguçado pela sua curiosidade e por isso,  vai gastar muito mais tempo com ele.


Respondendo a pergunta: É possível um gato apresentar sinais de autismo?
Os gatos podem sim apresentar características semelhantes a uma pessoa autista. Mas isso não significa que ele seja um gato autista.

Cada gato é único. E ainda há muito que se descobrir sobre o comportamento dos felinos. Dessa forma, não se pode afirmar o que é comum e o que não é para cada gato.

Ainda existem muitas controvérsias sobre o tema e nada comprovado. Alguns estudos são direcionados mais especificadamente para autismo em cães, e mesmo esses, ainda possuem pontos obscuros.

O diagnóstico para um gato autista é realizado baseado em comportamentos, mas será que isso é suficiente para sustentar esse diagnóstico?

O que não se pode é querer comparar comportamento humano com comportamento felino.

De qualquer forma, se você notar que seu gato apresenta comportamentos diferentes, leve-o a um veterinário. Ele pode não ser um gato autista, mas existem outras condições que causam problemas no comportamento e são facilmente tratadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário