Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Fadiga dos bigodes em gatos: O que é e como ajudar

A fadiga dos bigodes é uma condição que pode afetar muito os gatos, causando estresse e recusa em se alimentar.


Por que os gatos têm bigodes?

“Os bigodes dos gatos são cabelos sensíveis extraordinários que lhes conferem poderes quase extrassensoriais”, diz o Dr. Neil Marrinan do Old Lyme Veterinary Hospital em Connecticut. Apesar da sua evolução, os bigodes permaneceram como características da maioria dos mamíferos.

Para os gatos, os bigodes atuam como antenas de alta potência que atraem sinais em seu cérebro e sistema nervoso. Os órgãos sensoriais ultrassensíveis na base dos bigodes, chamados proprioceptores, contam muito ao seu gato sobre o mundo a sua volta. Eles fornecem ao seu gato informações sobre sua própria orientação no espaço e no seu ambiente.

Dizem que os bigodes ajudam seu gato a caçar presas que se movem rapidamente (detectando mudanças nas correntes de ar) e ajudam a determinar se ele cabe num ponto incrivelmente apertado entre a estante e a parede.



O que é Fadiga dos bigodes?

Os receptores dos bigodes respondem principalmente ao sistema autônomo de um gato – os nervos simpáticos e parassimpáticos, e esses respondem ao ambiente interno e externo sem controle consciente.Você pode pensar em fadiga dos bigodes como uma sobrecarga de informações sobre seu gato.



Os pelos grossos dos bigodes dos gatos são tão sensíveis, que cada vez que entra em contato com um objeto ou detecta movimento, mesmo uma pequena mudança na corrente do ar ou uma leve escovação contra o rosto deles, as mensagens são transmitidas a partir desses órgãos sensoriais, partindo da base dos bigodes para o cérebro. Essa quantidade de informações ou “mensagens” pode estressar o gato, causando a fadiga dos bigodes.

No entanto, Marrinan sugere que a “fadiga” pode não ser a melhor descrição dessa condição, já que o que seu gato está sentindo é provavelmente mais como distorção ou aversão do que uma dor ou fadiga. Na verdade, o estresse dos bigodes é outro termo que algumas pessoas usam para essa condição.

Nem todos os veterinários acreditam que a fadiga dos bigodes é uma condição real ou motivo de preocupação.


O que provoca a fadiga dos bigodes?

Enquanto seu gato se baseia em suas antenas faciais para navegar no mundo, ele não consegue eliminar mensagens desnecessárias. Ele encontra estimulação nas situações mais comuns e sempre presentes, como em sua tigela de comida ou água. Se seus bigodes tocam os lados da tigela toda vez que ele mergulha a cabeça para beber ou comer, isso pode causar fadiga de bigodes, pois todo toque vai passar informações para seu cérebro. 

O comportamento do seu gato em sua tigela de comida e água pode indicar se ele está estressado. Alguns sinais como o ritmo na frente das tigelas, relutância em comer, mas parece estar com fome, mexer os alimentos com as patas e derrubá-lo no chão antes de comer ou agir de forma agressiva em relação a outros animais em torno dos alimentos. 

É claro que esses comportamentos também podem estar relacionados a condições de saúde potencialmente graves, como doenças dentárias, tumores bucais, doenças gastrointestinais, problemas comportamentais e muito mais, por isso, se você tiver alguma dúvida sobre o bem-estar do seu gato, você deve levá-lo ao veterinário. 

A fadiga dos bigodes não é uma doença (e não é causada ou relacionada a nenhum tipo de doença) e manifesta-se principalmente com o contato diário repetido com vasilhas de alimentos e água. No entanto, um gato que está estressado não está feliz e se ele evitar comer e beber poderá ficar desnutrido e / ou desidratado. 


Como evitar a fadiga dos Bigodes?

Felizmente, prevenir ou interromper o estresse relacionado com a fadiga dos durante a alimentação é muito fácil, basta substituir as vasilhas de comida e água do seu gato. Forneça uma superfície plana ou uma vasilha bastante larga, de modo que seus bigodes não toquem os lados da tigela. Até uma folha de papel pode servir como prato de comida adequado.

Alguns acreditam que outra solução é cortar os bigodes dos seus gatos, jamais faça isso. Cortar os bigodes do seu gato faz com que ele perca suas percepções e, em geral, descontrola os gatos e os incomoda, podendo causar maior estresse ainda. Não é recomendado nem aparar os bigodes dos felinos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário