Em primeiro lugar, esse post não substitui uma consulta com o veterinário. Só ele poderá explicar de forma mais aprofundada, as razões pelas quais os sintomas da acne felina está surgindo no seu gato.
A acne felina é uma doença de pele que pode ser desencadeada por processos alérgicos, geralmente à bebedouros e comedouros de plástico, e também pela falta de higiene. A verdade é que não está totalmente comprovado que os comedouros de plástico provocam a acne felina, mas é fato que ela melhora quando as vasilhas de plástico são substituídas por recipientes de outros materiais, como louça, aço inox ou vidro.
Se a acne não for tratada, pode virar um problema maior e levar à chamada piodermite (infecção de pele). Com o tempo, esta obstrução incomoda o animal, que coça ou esfrega a região afetada em objetos, piorando o problema. O cravo então inflama e depois infecciona. O ponto da lesão aumenta de tamanho, fica avermelhado, quente e dolorido com a presença de pus, causando um incômodo ainda maior. Nesta fase temos a famosa espinha.
A coceira então piora e ao esfregar o local em objetos ou com a pata, na tentativa de aliviar o incomodo e a coceira, a infecção se espalha piorando muito o quadro. A melhor maneira de prevenir o problema é ficar atento as regiões frequentemente acometidas como o queixo, lábios e base da cauda, mantendo-as sempre limpas e secas.
Para prevenir a acne, evite potes de plástico e lave diariamente o comedouro com sabão neutro e não deixar resíduos de produto, enxaguando bem. Com atitudes simples é possível manter seu gato saudável e livre deste problema que tanto incomoda.
Agora, se o seu gatinho já manifestou essa doença, procure um médico veterinário imediatamente, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível, antes que as lesões aumentem e se espalhem, o que provocaria imenso desconforto para o seu bichano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário