Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Medicamentos proibidos para gatos


Muitas pessoas acreditam que animais são como crianças, e que todo medicamento que pode ser administrado a uma criança, também pode ser oferecido aos animais. 

Outro erro também é as pessoas acabarem se enganando, achando que gatos e cachorros são animais domésticos parecidos e acabam tratando-os da mesma forma.

Sim, eles devem ser tratados da mesma forma quando isso se refere a cuidados, atenção e carinho, mas sempre respeitando-se as peculiaridades de cada um.

Devemos ficar muito atentos com as diferenças que existem entre cães e gatos. Uma dessas diferenças é quanto ao comportamento. Cães são animais que trazem o instinto da matilha. Eles gostam e precisam viver em grupo.

Já  os gatos são animais mais solitários, mesmo se adaptando bem a uma família, eles não trazem essa necessidade instintiva dos cães.

A alimentação também é bem diferente. Cães e gatos possuem necessidades nutricionais bem diferentes.

Por isso, nunca devemos oferecer uma ração de cão para os gatos. Cada qual tem suas necessidades e precisam de alimentos específicos.

Outra grande diferença entre eles também é com relação às doenças que acometem cães e gatos. Gatos são suscetíveis à doenças bem diferentes, e eles tem algumas característica marcantes com relação a isso.

Pelos modos mais reservados que os cães, gatos têm o terrível hábito de "esconderem" quando estão doentes e infelizmente, às vezes, quando percebemos, algumas doenças "silenciosas " já se tornaram graves. Por isso, os tutores de felinos devem estar sempre atentos aos cuidados específicos com seus bichanos e principalmente a qualquer mudança nos hábitos de seu pet. Lembre-se que gatos são sempre "muito" metódicos. Por isso, fique sempre de olhos abertos....

Aqui vamos falar de uma diferença crucial, que, se não for observada, pode causar sérios danos aos gatos ou  até mesmo leva-los à morte. Estamos falando da má administração de medicamentos.

É errado, mas muitos tutores de cães e gatos acabam medicando seus animais por conta própria. Isso é um grave erro, tanto com relação a gatos ou cachorros. 

Mas com os gatos, isso é ainda muito mais sério, pois os gatos possuem uma grande intolerância a determinados medicamentos.

Medicamentos que são normalmente usados por seres humanos, às vezes também podem ser usados em cães sem problema, mas são medicamentos terminantemente proibidos para gatos, podendo ser para eles, um veneno poderoso.

É mais comum do que imaginamos, gatos morrerem por intoxicação por medicamentos. Na grande maioria das vezes, administrado pelos próprios donos que, achando que estão fazendo o bem, acabam levando seus animais à morte.

A grande máxima desse problema é uma só: jamais medique seu animal por conta própria!


Veja abaixo uma relação de alguns medicamentos proibidos para gatos :

– Ácido acetil salicílico (AAS, Aspirina e, Coristina D)

– Paracetamol (Tylenol, Naldecon, Sonridor, Cimegripe e Vick Pyrena)

– Pseudoefedrina (Tylenol Sinus)

– Salicilato de Bismuto (Peptozil)

– Ibuprofeno (Alivium, Advil e Buscofen)

– Piroxican (Feldene)

– Enema de Fosfato (Fleet Enema)

– Xampu a base de Alcatrão

– Xampu ou sabonete com Benzoato de Benzila (Acarsan e Matacura )

– Xampu com Ácido salicílico.

– Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro)

– Levamisol (Ascaridil)

– Azatioprina (Imuram)

– Fenazopiridina (Piridium)

– Diclofenaco potássico (Cataflan)

– Diclofenaco sódico (Voltaren)

– Permetrina (Advantage Max III, Garma IGR, Defendog e Pulvex)


Somente o médico veterinário está apto a prescrever medicamentos para seu animal. Jamais medique por conta própria.

A listagem acima pode ser extensa, por isso, não corra riscos.

Lembre-se: Animais não são crianças, e medicamentos que podem ser administrados em crianças, não podem ser oferecidos a animais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário