Em particular os ossos presentes nos “restos” são justamente os mais perigosos. Depois de cozidos ou fritos, os ossos mudam de estrutura e se tornam mais suscetíveis para se quebrarem.
Ao analisar a poderosa mandíbula do cachorro, que por vezes tem a mordida com uma força de algumas centenas de quilos, é fácil perceber que aquele osso dado será partido em pequenos pedacinhos, provavelmente com extremidades pontiagudas.
Alguns desses pedaços podem danificar seriamente o seu cão, sendo necessário intervenção cirúrgica, e em alguns casos, o animal pode sim ser levado à óbito.
Conheça os riscos possíveis, caso o seu cão engula um osso cozido e os sintomas que alertam que algo está errado.
Os ossos são potencialmente perigosos quando engolidos, pois podem causar:
– Danos nos dentes;
– Danos na parte interna da boca;
– Bloqueio na traqueia;
– Podem se alojar no intestino, bloqueando o sistema digestivo, impedindo que gases e outros materiais saiam do corpo, levando à toxicidade sanguínea;
– Perfuração no trato gastrointestinal, causando hemorragia interna. Deixar o quadro sem tratamento pode levar o animal à óbito;
– Perfuração na parede do intestino, deixando o cão suscetível a peritonite, infecção da mucosa da cavidade abdominal.
Possíveis sintomas que o seu cão engoliu um osso e está com problemas
– Vômitos, sangramento retal, diarreia, constipação e sensibilidade no abdômen do seu cão. Se o seu cão apresentar qualquer um desses sintomas, leve-o ao veterinário.
Ossos crus
Alguns veterinários defendem que os ossos crus são seguros de serem oferecidos para os cães, já que são completamente digestíveis, não se quebram normalmente (apesar de existir sim a possibilidade) e ricos em cálcio e fósforo.
O indicado é procurar um veterinário antes de oferecer ossos para seu cão, assim ele irá guiá-lo em quesitos como se você deve ou não oferecer ossos, quais tipos ossos devem ser dados para o seu cachorro (levando em consideração, por exemplo, o tamanho do animal) e como é o modo de preparo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário