O que é a Displasia Coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma anormalidade das articulações coxofemorais, devido às alterações ósseas nas margens da cabeça e colo do fêmur, gerando uma desarmonia ou instabilidade desta articulação.
Em animais com predisposição, geralmente a doença aparece entre os 4 meses ao primeiro ano de vida do cão, mas animais que não tiveram Displasia a vida toda podem desenvolvê-la na velhice.
A Displasia Coxofemoral provoca uma dor constante e por isso os cães sofrem bastante com a doença, mesmo sem cura é possível que seu cãozinho leve uma vida feliz com ela, mas saiba que será necessário acompanhamento veterinário e muito cuidado.
Sinais da Displasia
Entre os sinais que podem ser observados estão dificuldade para realizar movimentos, como caminhar, correr, levantar, maior dificuldade para andar em pisos lisos, passam a depositar o peso do corpo nos membros da frente, reduzem a largura das passadas, ficam relutantes à realização de exercícios. Um dos sinais mais claros é a modificação no modo de sentar do cão, que passa a sentar de lado.
Predisposição à Displasia Coxofemoral
Cães das raças Rottweiler, Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão, Bernese, São Bernardo e Fila Brasileiro são os com maior predisposição a ter a doença. Entenda que nem todos dessas raças vão ter a doença, mas é provável que tenham.
Para se preparar para o futuro, você pode pedir a chapa do Raio X do filhote ao adquiri-lo, se os pais tem a doença é muito provável que os filhotes também tenham.
Cães de grande porte não apenas destas raças tem grandes chances de ter a doença, porque eles possuem crescimento acelerado e são pesados, o que desgasta os ossos e pode fazer com que eles desenvolvam a doença.
Como evitar a Displasia Coxofemoral?
Antes de tudo evite a obesidade. Animais obesos, mesmo que não sejam das raças com predisposição, tem grande probabilidade de desenvolver a doença, afinal o peso excessivo desgasta as articulações.
Natação é uma ótima atividade para os cães, pois fortalece a região dos quadris, afetada pela Displasia. Acompanhe seu cãozinho com o veterinário, caso ele desenvolva a Displasia, assim como qualquer outra doença, o melhor é descobrir no início.
Como tratar a Displasia Coxofemoral?
Se seu cão é obeso será necessário reverter esse quadro. Além disso seu cão vai precisar de acompanhamento veterinário e fisioterapia.
O médico veterinário vai descobrir qual o grau da Displasia no seu cão, que pode variar entre Displasia coxo-femoral leve; Displasia coxo-femoral moderada e Displasia coxo-femoral severa. Depois disso ele vai indicar o melhor tratamento para o seu cão.
Pode ser fisioterapia, tratamento com vitaminas e anti-inflamatórios e nos piores casos pode-se recorrer à cirurgia. O cão com a doença sente muita dor devido ao atrito dos ossos, e não raro, é necessária uma Colocefalectomia. O procedimento consiste na amputação da cabeça do fêmur e colo femorais e tem como finalidade a retirada da causa da dor no animal e promover a formação de uma falsa articulação fibrosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário