Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Seu cachorro não quer comer? Veja as possíveis causas e soluções





Há uma variedade de razões para perda de apetite em cães. É importante determinar a causa para a melhor forma de tratamento.


A primeira coisa é saber como você está julgando a falta de apetite do seu cão. Se a preocupação é porque seu cão não está comendo a quantidade indicada no rótulo da ração que você compra, lembre-se que estas são apenas porções médias.

Muitos cães perfeitamente saudáveis ​​comem apenas 60% a 70% da quantidade indicada na embalagem.

Se você mudou o tipo de ração e ele se recusa a comer, pode ser que isso não agradou muito. Experimente voltar à ração que ele estava acostumado e verifique se a falta de apetite persiste.

Outro problema comum é quando o cachorro não quer comer somente a ração, mas come petiscos e guloseimas. Isso pode acontecer quando as pessoas costumam ficar dando pedacinhos de comida humana, eles adoram, sentem o sabor e podem passar a recusar a ração e querer só as delicias recebidas da mão do dono.

Quando um cachorro não quer comer nada, isso é conhecido como anorexia. Não é como o transtorno alimentar encontrado em humanos, também chamado de anorexia. Nos cães, a anorexia descreve uma perda completa de apetite.

Como a perda de apetite em cães pode indicar doença, é importante procurar cuidados veterinários se você notar mudanças nos hábitos alimentares do seu animal. Normalmente a falta de apetite ocasionada por doença vem acompanhada de outros sinais e acontece em cães que antes se alimentavam bem.

Observe bem os sinais que acompanham a falta de apetite, por exemplo, o cachorro não quer comer e vomita, o cachorro não quer comer e está fraco, apresenta diarreia, está triste, etc.

Embora a maioria dos cães consiga passar alguns dias sem se alimentar sem que haja efeitos negativos significativos, é melhor descobrir a causa do problema, o mais cedo possível.



Se seu cachorro não quer comer, veja os prováveis motivos

Assim como nas pessoas, há uma variedade de razões pelas quais os cães podem se recusar a comer, incluindo:
  • Doenças. A diminuição do apetite em cães é frequentemente um sinal de doença, especialmente se o seu cão apresentar outros sintomas ao mesmo tempo. Embora a perda de apetite em cães não indique necessariamente doenças graves, a atenção veterinária imediata é importante porque pode ser sinal de alguma doença significativa, incluindo câncer, infecções sistêmicas, dor, problemas hepáticos e insuficiência renal.
  • Doença dentária. Seu cachorro pode não querer comer porque algo na boca está causando dor. Pode ser um dente quebrado ou solto, gengivite e até mesmo um tumor oral.
  • Vacina recente. Felizmente, as vacinas existem para prevenir algumas doenças de graves e contagiosas que podem acometer os cães. Embora elas tenham salvado a vida de milhões de animais nos últimos 100 anos, às vezes podem têm efeitos adversos. A maioria desses efeitos são leves e breve, incluindo a perda temporária de apetite.
  • Viagens e ambientes desconhecidos. Se o apetite do seu cão esteve bem até o momento que você viajou com ele ou se mudou para uma nova casa, pode ser que ele não esteja comendo por causa da viagem ou do ambiente desconhecido. Alguns animais podem ficar nervosos ou desconfortáveis ​​em novos lugares.
  • Problemas de comportamento. Alguns cães são apenas exigentes, ou seja, sua recusa em comer pode ser causada por uma alimentação em situações em que eles não se sintam confortáveis. Por exemplo, estar próximo a um cão agressivo ou a vasilha ser muito pequena ou alta.
O que fazer quando o seu cachorro não quer comer

O que você pode fazer quando o seu cão não quer comer vai depender da causa do problema.

Se a diminuição do apetite do seu cão é um problema de comportamento causado por um incômodo ou um desconforto com as refeições, há várias coisas que você pode fazer para incentivá-lo a se alimentar.
Procure mudar algumas coisinhas, por exemplo:
  • Crie uma rotina regular de alimentação para seu animal de estimação. Alimente-o pelo menos duas vezes por dia, mantendo o mesmo horário.
  • Faça momentos divertidos para o seu animal que incluam alimentos, use brinquedos que escondem petiscos ou recompense seu cachorro com comidinhas quando ele fizer um truque ou algo correto.
  • Leve seu cão para uma caminhada antes das refeições. Isso aumenta o apetite dele.
  • Se você normalmente alimenta seu cão junto com outros animais, tente alimentá-lo sozinho.
  • Mude as vasilhas onde é colocada a alimentação, e também a altura onde são colocadas. Faça testes.
  • Coloque alguns pedaços de comida no chão ao lado da vasilha de alimentação.
  • Tente mudar o tipo de comida, se você oferece ração seca, misture um pouco de ração enlatada, tipo patê.
Depois de eliminar as causas comportamentais, e mesmo assim a perda de apetite persistir, leve seu cão para uma avaliação veterinária.
Somente o médico veterinário poderá avaliar, diagnosticar e prescrever o tratamento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário