Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

domingo, 29 de outubro de 2017

Platinosomose ou doença da lagartixa: você já ouviu falar?




A doença pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarreia e fica apático e sonolento. A Platinosomose pode ser tratada com vermífugo na maioria dos casos, mas para os quadros mais graves, apenas com antibióticos.

Se o seu gato tiver acesso a locais que tenham a presença de lagartixas, observe se existe interesse da parte dele em caçar e ingeri-las. Fique atento a alguns sintomas que podem surgir caso o seu bichano venha a ser contaminado:

Diarreia com muco
Perda do apetite
Perda de peso
Vômitos

Se houver colestase (redução do fluxo biliar) seu gato poderá apresentar icterícia (olhos e gengivas amarelados), hepatomegalia (fígado aumentado), anemia, ascite (líquido na cavidade abdominal) e aumento palpável da vesícula biliar.


De uma maneira geral, os gatos que apresentam estes distúrbios biliares, além dos sintomas acima citados, podem ainda, ter dor abdominal, febre e perda de peso.

Caso isso ocorra e seu animal apresente alguns dos sintomas descritos, procure orientação do seu veterinário. A Platinosomose é uma doença que pode levar à morte, por isso, todo cuidado é pouco!



Nenhum comentário:

Postar um comentário