Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Como um cão resolveu mistério em desaparecimento de avião na Argentina



O cão, que tem 12 anos e é o único animal do país certificado duas vezes nos Estados Unidos e com prêmios internacionais, já era considerado velho para seguir no cargo. Para piorar, há um ano, teve um tumor descoberto por veterinários do Corpo de Bombeiros. Com quimioterapia, Camila foi curada.

Saudável, o bicho iria receber um último prêmio no sábado (19). Mas, segundo o jornal "La Nacion", no mesmo dia foram encontrados restos de um avião que desapareceu no último dia 24 de julho depois de sair do aeroporto de San Fernando. A aeronave estava em uma zona do rio Paraná Guazú.

A ajuda da brigada, da qual Camila faz parte, foi chave neste processo de busca dos destroços. E foi justamente Camila quem achou as vítimas do acidente de avião. A queda matou três pessoas.

A decisão de adiar a aposentadoria de Camila foi de Guilhermo Testoni, chefe do quartel dos Bombeiros Voluntários. Na visão dele, se alguém poderia liderar essa busca, era ela. E esta avaliação se comprovou correta.

"Eles são treinados com brincadeiras com bolas para que possam determinar em qual área existem restos humanos. A gente os faz sentir o cheiro de traços humanos, e até mesmo restos cadavéricos, para que eles produzam respostas diferentes dependendo do que eles encontram. Para os cães, o prêmio é o jogo. Quando eles encontram alguma coisa, eles recebem um prêmio", disse Testoni, que relembrou o momento que Camila achou os corpos.

"Quando chegamos ao local do acidente, Camila latiu e se sentou no local da queda do avião. Esse tipo de latido significa presença de restos humanos. Depois procuramos ver se havia mais restos em outra zona próxima, mas Camila voltava ao local anterior, que para ela era o único. Não havia dúvidas que eles estavam lá dentro".

O lugar onde o avião caiu é um pântano difícil de penetrar. Os investigadores tiveram que passar por vários obstáculos para prosseguir. Por isso, foram usados cães e drones para ajudar nas buscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário