Captando a Magia do Universo

Captando a Magia do Universo
Captando a Magia do Universo

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pérolas: de Audrey às divas modernas








Imortalizadas no cinema com divas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, as pérolas são objetos de desejo que ultrapassam épocas e culturas. Estão tão naturalizadas no guarda roupa feminino que nos esquecemos de perguntar em que momento se pensou na possibilidade de fazer dessa preciosidade natural um ornamento?
Hoje sabemos que as pérolas são uma espécie de cicatriz da concha: quando um corpo estranho, como a areia, invade o molusco, uma substância é expelida como mecanismo de defesa, neutralizando o agressor. Mas, entre os séculos XV e XVI, acreditava-se que as pérolas eram os ovos da concha. Essa teoria só foi revista no século XVIII.
Embora já fossem conhecidas por seu uso decorativo, foi no século XIX que as pérolas ganharam maior visibilidade e se tornaram ícones das divas. Joalherias de luxo passaram a ostentar joias deslumbrantes com a gema, que se tornaram objeto de desejo para as mulheres que buscavam estilo, luxo e elegância.
Graças ao desenvolvimento das pérolas cultivadas, esses tesouros naturais que fizeram a cabeça de Coco Chanel, Jacqueline Kennedy e Audrey Hepburn, entre muitas outras divas estão mais acessíveis e ainda mais desejadas.
Não é por menos que divas modernas como Rihanna, Scarlett Johansson e Angelina Jolie, além de muitas outras, consideram a gema indispensável em seus looks. A força do mito atravessa gerações e está mais atual do que nunca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário